Alguns eletrodomésticos são essenciais para o nosso dia a dia e pequenos problemas podem afetar o funcionamento deles, prejudicando e atrasando o cotidiano. Entre eles, a geladeira suando por fora, que pode ter várias causas, como peças de refrigeração danificadas ou a vedação inadequada da porta.
Você pode perceber se a sua geladeira está suando na parte externa quando gotículas são formadas nas laterais do eletrodoméstico. O fenômeno químico é comum e conhecido como condensação.
Além de problemas na parte interna do eletrodoméstico e nas borrachas de vedação da porta, existem outras várias causas possíveis para explicar a geladeira suando por fora. Entenda o que pode ser!
Quais as causas?
Vários problemas podem explicar a geladeira suando na parte externa, confira alguns deles na lista a seguir:
- Vedação inadequada da porta: a borracha magnética, que veda a porta da geladeira, pode estar desgastada, rasgada ou ressecada. Isso permite que o ar quente e úmido do ambiente externo entre na geladeira, causando a condensação.
- Temperatura ambiente elevada: ambientes com temperaturas altas e alta umidade podem explicar também o porque a geladeira está suando na parte externa. O ar quente e úmido entra em contato com as superfícies frias da geladeira, resultando na condensação.
- Excesso de abertura das portas: abrir as portas da geladeira com frequência ou deixá-las abertas por muito tempo permite que mais ar quente e umidade entrem, aumentando a condensação.
- Problemas internos de refrigeração: em alguns casos, problemas internos na geladeira, como obstrução do sistema de drenagem ou falhas no funcionamento do sistema de refrigeração, também podem levar ao acúmulo de umidade externa.
- Ambiente úmido e mal ventilado: se a geladeira estiver em um espaço mal ventilado ou em um local onde há excesso de umidade, como em uma lavanderia, por exemplo, isso também pode contribuir para a condensação.
- Como resolver o problema?
Para resolver esse problema, é importante verificar a vedação da porta e substituir a borracha magnética, caso seja necessário. Além disso, é recomendado evitar abrir as portas da geladeira com frequência e mantê-las fechadas adequadamente. Se a condensação persistir ou houver outros problemas internos na geladeira, é aconselhável procurar a assistência técnica para um diagnóstico e reparo adequados.
Ainda, manter o ambiente ao redor da geladeira bem ventilado e com níveis adequados de umidade também pode ajudar a reduzir a condensação. Após a troca e ajuste correto da vedação da porta, a borracha voltará a vedar normalmente, para evitar a geladeira suando por fora.
A umidade do ar elevada, principalmente em dias amenos ou invernais, pode ser outra causa comum para o suor na parte externa da geladeira. Nesse caso, não há muito o que fazer, além de secar o eletrodoméstico com um pano seco e macio para evitar riscos. Além disso, você pode posicionar o termostato no mínimo para buscar equilibrar a temperatura.
Um defeito no termostato, que mantém a temperatura estável da geladeira, pode ser outra possível causa. Primeiro, verifique se o medidor de temperatura não foi alterado acidentalmente. Se estiver normal, o problema pode estar no termostato ou controlador eletrônico, o que requer assistência profissional para o reparo.
O armazenamento constante de alimentos quentes na geladeira também pode ser um dos motivos da geladeira suando por fora. Alimentos quentes fazem o compressor operar com mais frequência, fazendo barulho, gastando mais energia e produzindo umidade em excesso. Portanto, é recomendado esperar o resfriamento dos alimentos antes de guardá-los na geladeira.
A ausência ou deficiência de isolamento térmico também pode ser uma causa para o suor na geladeira. O isolamento térmico é importante para impedir a dissipação da temperatura do refrigerador. Se houver falhas no isolamento, a temperatura das paredes do refrigerador pode baixar, causando condensação. Nesse caso, é importante localizar e substituir o isolamento térmico, o que requer a ajuda de um profissional especializado.
Ao identificar o problema, é importante agir de acordo com a causa específica para evitar o suor excessivo na geladeira e garantir o bom funcionamento do eletrodoméstico. Se o problema persistir ou for de difícil resolução, é recomendado buscar a assistência técnica para uma avaliação mais precisa e o reparo adequado.
Assistência Técnica Sion
Precisa de ajuda para solucionar algum dos problemas que citamos acima? A Assistência Técnica Sion pode te ajudar! A empresa é especializada no conserto desses produtos. Os técnicos da empresa estão espalhados por vários bairros de Belo Horizonte. Para um orçamento, basta entrar em contato com os especialistas pelo telefone. Ligue já!