Cuidar da casa, da família, com a rotina corrida é um verdadeiro desafio, não é mesmo? E um problema que atrapalha no dia a dia é a lava e seca vazando água.
O vazamento pode ocorrer por vários motivos, desde mau uso até falhas técnicas e identificá-los e saber o que fazer nessa situação é fundamental.
Neste conteúdo vamos ajudá-lo a entender essa adversidade da sua lavadora e quando chamar um técnico.
Boa leitura!
Lava e seca vazando água: principais motivos
Quando a lava e seca começa a vazar água, o primeiro passo é identificar a origem do problema. Veja os principais motivos e tente identificar junto a sua lavadora:
Danos na porta ou dobradiça
A porta da máquina lava e seca tem que estar bem vedada para o perfeito funcionamento da lavadora, porém se estiver torta ou a dobradiça solta, a vedação fica comprometida e pode causar vazamentos.
Excesso de sabão
Sabão, seja ela líquido ou em pó em excesso dentro da máquina gera muita espuma, o que pode transbordar e a lava e seca fica vazando água.
Filtro entupido
O filtro é a principal peça da máquina para manter a roupa limpa e sem pêlos, pois retém sujeira e fiapos. Quando entupido, impede o escoamento correto de água, provocando acúmulo e vazamento.
Mangueiras danificadas ou mal conectadas
As mangueiras de entrada e saída de água são os principais dutos condutores da lavadora. Se estiverem com furos, quebradas ou conexões frouxas geram vazamentos por baixo da lava e seca.
Problema com a bomba de drenagem
A bomba de drenagem é a responsável por expulsar a água do tambor e fazer todo o processo de ciclo para a roupa sair pronta para uso. Se estiver com defeito, a água pode voltar ou vazar para fora da lava e seca.
Lava e seca vazando água: o que fazer?
Se a sua lava e seca está vazando água não se preocupe, pois traçamos um passo a passo simples para ajudá-lo a resolver o problema.
Passo 01: Desligue a máquina e o registro da mangueira de entrada
O primeiro passo se a sua lava e seca está vazando é desligar a máquina e cessar o fornecimento de energia e água, a fim de que ela para de trabalhar e escoe mais líquidos pela inserção contínua.
Passo 02: Verificar as mangueiras e dutos
Em seguida, verifique as mangueiras de entrada e saída, os dutos e certifique que eles não estejam com furos e/ou quebrados, pois se estiverem nessas condições a máquina não entende o fluxo de água e acaba vazando. Caso seja necessário troque esses condutores.
Passo 03: Checar o bujão de drenagem
Cheque o bujão de drenagem ou a tampa do filtro e verifique se está bem encaixado e sem rachaduras. Essa peça é fundamental para o escoamento correto da água da lava e seca.
Passo 04: Examinar a bomba de água
Examine também a bomba de água, se ela está fazendo todo o processo corretamente e não está emitindo nenhum ruído incomum ou falhas na drenagem. A bomba danificada atrapalha todo o processo de lavagem e necessita de substituição. Nessa situação chame um técnico especializado.
Passo 05: Conferir o ralo de escoamento
Um ponto que poucas pessoas se atentam é no escoamento da água. Confira também o ralo de escoamento, se está bem posicionado, não tem obstrução ou entupido. Nessas condições a água pode retornar a área da máquina e acabar vazando.
Passo 06: Acompanhar um ciclo de lavagem
Por fim, depois de todas essas etapas, rode um ciclo completo da máquina com ela vaza e observe os barulhos e indicadores e tente identificar o ponto exato de vazamento.
Lava e seca vazando água: quando chamar um técnico?
Você deve chamar um técnico após realizar todas essas verificações e o vazamento persistir. Uma assistência especializada como a da Assistência Técnica Sion faz toda a diferença na conservação do eletrodoméstico.
Ela conta com técnicos especializados para atender a grande BH e região metropolitana com orçamentos juntos e serviço de qualidade.
Dicas para evitar vazamentos futuros
Para manter a lava e seca sem vazar água é importantíssimo que você siga as recomendações deixadas nesse artigo e as dicas a seguir:
- Faça a limpeza do filtro a cada 15 dias;
- Use sabão na medida certa, preferencialmente o indicado pelo fabricante;
- Faça manutenção preventiva anual com um técnico;
- Verifique periodicamente as mangueiras e vedações da porta;
- Evite sobrecarregar a máquina com roupas além da capacidade indicada.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!