Micro-ondas com defeito e agora? Motor, luz que não acende, prato que não gira, são uns dos problemas mais aparentes com fornos micro-ondas.
Mas calma, se não tem muita habilidade com eletrodomésticos, esse artigo é para você! No decorrer do conteúdo traremos os 10 motivos principais para você identificar, junto ao que fazer.
Confira abaixo os motivos:
Sumário
Motivo 01: Barulhos estranhos
Você colocou o prato no interior do micro-ondas, ligou, mas ao começar a rodar escutou barulhos estranhos?
Se o barulho for no motor, tente identificar como é o ruído e experimente deixá-lo desligado por um tempo, pois pode simplesmente ter superaquecido.
Já se for um barulho interno, confira se a roldana e o prato giratório estão bem posicionados e alocados corretamente no interior do aparelho, voltando à posição ideal.
Motivo 02: Botões do painel de controle não funciona
Cliques exagerados, mal contato, falha no teclado ou defeito no painel de controle podem ser o motivo dos botões do painel não funcionarem.
Verifique a estabilidade e capacidade de fornecimento energético do aparelho e a conexão na tomada. Se o problema persistir, vale trocá-lo.
Motivo 03: Faíscas dentro do micro-ondas
A falta de higienização do microondas, junto ao acúmulo de resíduos dos alimentos ou esponjas de limpeza na parte interior do aparelho geram atrito e consequentemente faísca e fogo.
Por isso é muito importante saber como limpar o micro-ondas da forma correta, para a vida útil do aparelho e a saúde de quem o utiliza.
Motivo 04: Luz do interior queimada
A luz interior queimada é um indício de micro-ondas com defeito. É por meio dela que há a visualização dos alimentos, temperatura do preparo e eventuais sujeiras.
Mas não se preocupe, se a luz do seu forno queimou, verifique o manual para substituí-la ou chame a assistência técnica especializada.
Motivo 05: Micro-ondas liga, mas não aquece
As peças do micro-ondas tem uma vida útil e com o passar do tempo desgastam-se e tornam-se defeituosas.
A queima do magnetron, capacitor, motor ou transformador é o principal motivo para o aparelho ligar, mas não aquecer. Neste caso, a melhor opção é pedir para um técnico trocá-lo.
Motivo 06: Micro-ondas não liga ou está queimado
Descargas elétricas, problemas com tomadas, cabos, fios ou fusíveis fazem o micro-ondas estar com defeito e chegar a queimar as peças, consequentemente não ligar ou funcionar.
O correto nesses casos, primeiramente é identificar a alimentação de energia, se a tomada e interruptor estão funcionando; Caso sejam o problema, trocá-los ou o aparelho do local.
Se o problema persistir, levar a uma assistência técnica especializada e seguir com as orientações de um especialista.
Motivo 07: Odores estranho ou fumaça
Este motivo é bem sério e deve ser tratado com cautela, com a finalidade de manter a segurança da pessoa e ambiente.
Se você perceber odores estranhos ou fumaça em seu forno micro-ondas, desligue-o da tomada, cortando a energia, pois pode indicar um superaquecimento.
Outro motivo é a quantidade de resíduo dentro na parte interna. Restos de alimentos ou produtos de limpeza ao serem aquecidos produzem cheiros e efeitos químicos.
Tenha cuidado e mantenha a higienização.
Motivo 08: Painel de controle não funciona
O painel de controle do micro-ondas é a parte principal do operacional do aparelho, por meio dele, o usuário consegue utilizar todas as funções e preparar seus alimentos com êxito.
Porém, se este componente apresentar defeito, a placa, display ou conexões elétricas estão soltas ou queimadas. É importante que você consiga identificar o defeito, mas não trocá-lo sozinho.
Motivo 09: Porta não fecha ou não trava corretamente
Na maioria dos aparelhos de forno micro-ondas as portas são de metal e precisam estar bem fechadas para o dispositivo funcionar perfeitamente.
Contudo, com o forte atrito e fricção, os componentes acabam se desgastando, o que resulta na desregulação da porta e o fechamento fica danificado.
Motivo 10: Prato giratório não gira
Como fazer se o prato do micro-ondas está com defeito? Não está girando? Muito fácil, confira se a roldana e o prato não estão danificados, soltos, pois se estiverem assim, o forno não irá realizar suas funções.
Se for só um defeito estético, troque essas partes. Você as encontra em uma loja especializada em eletrodoméstico. Mas caso, for um problema no eixo regulador do prato, é necessário abrir o aparelho, consulte um técnico.
Vale a pena consertar micro-ondas com defeito?
Sim, vale muito a pena consertar micro-ondas com defeito. Normalmente quando esse eletrodoméstico estraga, o defeito tem solução. Então, entre consertar e trocá-lo, o reparo é muito mais em conta.
Conte sempre com a Assistência Técnica Sion como a maior e melhor aliada para a sua rotina junto aos eletrodomésticos!
Entre em contato e faça um orçamento!