Quais são os problemas mais comuns no micro-ondas? Conheça os 10 principais!

Saber quais são os problemas mais comuns no micro-ondas é essencial para prolongar a vida útil do aparelho e evitar grandes danos. Já que ele se tornou um eletrodoméstico indispensável em qualquer cozinha.

Neste guia prático você vai saber tudo sobre o assunto, além de dicas de conservação e orientações de quando procurar uma assistência técnica.

Acompanhe o conteúdo e faça uma boa leitura!

Problemas mais comuns no micro-ondas?

Se o seu forno parou de funcionar por algum motivo, é importantíssimo que você entenda os defeitos mais recorrentes para agir com rapidez e evitar prejuízos desnecessários.

Abaixo, listamos os principais problemas e suas possíveis causas. Veja e identifique qual mais corresponde com os sinais do seu eletrodoméstico.

Problema 01: Ausência de aquecimento

A ausência de aquecimento é um dos problemas mais comuns no micro-ondas, pois está relacionado diretamente com a principal função do aparelho.

Essa falta se dá por: magnetron queimado, capacitor defeituoso ou algum outro componente ligado ao desempenho do equipamento. Neste caso exige uma avaliação profissional e troca de peças.

Problema 02: Micro-ondas não liga

Outro problema bem frequente é o micro-ondas não ligar ou não apresentar sinais de vida. Diante deste cenário, verifique o fornecimento de energia ao aparelho, tomada e fusível.

Problema 03: Prato imóvel

O prato giratório do micro-ondas é fundamental para o aquecimento uniforme e qualidade do alimento dentro do eletrodoméstico. Quando ele para de rodar, você deve ficar atento, pois pode ser defeito no motor, engrenagem ou significa que algo está travando este componente.

Problema 04: Painel desativado

O painel de comando é o local no qual o usuário utiliza o micro-ondas, se ele estiver travado ou apagado impossibilita qualquer programação e ação.

Observe os sinais: se é em só uma parte do aparelho, se é nele todo ou se está ligado com outra função, pois indica falha no circuito do display, queima nas luzes, problemas na membrana de acesso ou até mesmo sujeira acumulada nos botões.

Problema 05: Micro-ondas não desliga

Todo aparelho precisa desligar ao finalizar o preparo dos alimentos. Mas se o micro-ondas continua funcionando mesmo após abrir a porta ou ao final do tempo colocado, é sinal de falha nos sensores.

Esse defeito deve ser tratado com urgência, pois o problema pode causar danos irreparáveis ao eletrodoméstico. Logo, atente-se aos sinais e procure uma assistência técnica o mais rápido possível.

Problema 06: Parte elétrica do micro-ondas queimada

Cheiro de queimado, fusível estourado ou falha geral no funcionamento são os principais indícios de problemas elétricos internos do micro-ondas.

A causa principal desse problema do micro-ondas é o uso prolongado sem manutenção, limpeza ou reparo necessário. Nunca persista em utilizar o seu aparelho nessas condições.

Problema 07: Luz interior queimada

A luz do interior queimada é um dos problemas mais comuns no micro-ondas. Esse apetrecho facilita o uso, principalmente em locais mais escuros ou períodos noturnos. Mas pode queimar com muita facilidade e pelo uso recorrente do aparelho.

Felizmente o conserto é simples, desde que feito com cuidado. Priorize sempre trocar a peça por uma original, pois prolonga a vida útil do equipamento.

Problema 08: Porta

O micro-ondas só liga com a porta totalmente fechada e travada, logo se há algum defeito na abertura, dificuldades para fechar ou encaixar afetam o funcionamento geral. Tome cuidado com a peça e a manuseie com cautela.

Problema 09: Faíscas e riscos de fogo

Esse problema apesar de ser comum é um dos mais perigosos, pois ao adicionar materiais impróprios no micro-ondas como: alumínio, metal, plástico incorreto o aparelho realiza excesso de força e tensão no sistema para aquecer, o que consequentemente torna-se fogo.

Além disso, gordura acumulada, falha interna também são propulsores para uma tensão elétrica. Tome muito cuidado e mantenha o seu eletrodoméstico em boas condições de higiene.

Problema 10: Vazamento de radiação

O vazamento de radiação pode acontecer em aparelhos danificados que incluem sinais de superaquecimento externo, falhas frequentes e ruídos incomuns. Nesses casos, é essencial buscar assistência técnica imediatamente.

Como diagnosticar, evitar e solucionar os problemas mais comuns no micro-ondas?

Identificar os sinais precocemente pode evitar prejuízos e riscos enormes à saúde do micro-ondas tal qual de quem o utiliza. Veja abaixo como cuidar do seu aparelho no dia a dia de forma simples e eficaz.

Realize a manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para manter o bom funcionamento do micro-ondas, por isso invista em:

  • Revisões periódicas com profissionais especializados;
  • Mantenha sempre o micro-ondas limpo;
  • Troque peças desgastadas;
  • Verifique os circuitos;
  • Tenha sempre muita atenção aos sinais do micro-ondas.

Mantenha o micro-ondas limpo

Gordura, respingos e restos de alimentos e sujeira acumulada comprometem o desempenho e causam mau cheiro e até faíscas ou fogo com o passar do tempo e contínua utilização.

Mantenha o micro-ondas sempre limpo. Faça limpezas periódicas com uma esponja macia e sabão neutro junto a um pano úmido sempre após utilizá-lo ou quando entornar algum alimento em seu interior.

Atente-se ao comportamento do display, barulhos e cheiros

Painel piscando, sons diferentes ou cheiro de queimado são graves sinais de alerta, então para solucionar os problemas mais comuns do micro-ondas atente-se a essas manifestações e interrompa o uso para investigar e consertar a origem do problema.

Quando chamar uma assistência para consertar os problemas mais comuns no micro-ondas?

Se o micro-ondas não liga, continua ligado mesmo com a porta aberta, apresenta faíscas internas ou não aquece, o mais seguro e o que deve ser feito é acionar uma assistência técnica.

Lembrando que nem todos os defeitos são simples de resolver em casa e tentar arrumar sem o conhecimento adequado podem agravar o problema e causar acidentes graves e até o estrago por completo do eletrodoméstico.

Está enfrentando algum dos problemas mais comuns no micro-ondas? Conte com a Assistência Técnica Sion! Realizamos diagnósticos precisos e consertos rápidos para micro-ondas de diversas marcas, com garantia de qualidade e atendimento especializado. Entre em contato agora e agende sua avaliação!

Como evitar os problemas mais comuns no micro-ondas?

Prevenir é sempre a melhor opção para manter a qualidade e saúde do micro-ondas. Com alguns cuidados diários, você pode prolongar a vida útil do seu aparelho e evitar imprevistos.

Abaixo listamos algumas medidas que você pode tomar para evitar os problemas mais comuns no micro-ondas.

  • Evite impactos na porta ou no corpo do micro-ondas;
  • Não utilize utensílios metálicos no micro-ondas, como: papel filme;
  • Não sobrecarregue a tomada com outros aparelhos elétricos. Destine uma tomada em específico para esse tipo de aparelho;
  • Nunca ligue o aparelho vazio, isso danifica o magnetron, além de gastar energia elétrica desnecessária;
  • Desligue o micro-ondas da tomada durante tempestades para evitar curtos circuitos;
  • Mantenha a limpeza, cuidado e zelo com o seu aparelho para evitar os problemas.

10 Dicas para conservar o micro-ondas

Além de evitar defeitos e problemas, as dicas abaixo ajudam a manter o micro-ondas funcionando bem por mais tempo. Acompanhe:

  • Dica n° 1 – Use capa protetora para evitar poeira e gordura quando não estiver em uso;
  • Dica n° 2 – Limpe o prato giratório e as bordas internas com frequência;
  • Dica n° 3 – Evite líquidos que fervem demais, pois eles podem explodir e danificar o interior;
  • Dica n° 4 – Siga as instruções do fabricante para o uso de plásticos, papéis ou outros materiais;
  • Dica n° 5 – Posicione o aparelho em local ventilado, longe de fontes de calor como fogão ou forno;
  • Dica n° 6 – Faça revisões preventivas com técnicos de confiança para um pleno funcionamento do aparelho;
  • Dica n° 7 – Não deixe o micro-ondas ligado por longos períodos sem necessidade, porque essa ação só força a tensão e gasta energia sem necessidade;
  • Dica n° 8 – Mantenha sempre a distância mínima de 10cm da parede nas laterais e parte traseira do aparelho para evitar um superaquecimento;
  • Dica n° 9 – Aguarde o tempo de resfriamento entre usos e não sobrecarregue o micro-ondas com usos intensos e repetitivos;
  • Dica n° 10 – Nunca tente consertar por conta própria o micro-ondas, pois pode gerar danos irreversíveis ao eletrodoméstico e a pessoa que o manuseia.

Saber identificar os problemas mais comuns no micro-ondas é essencial para quem busca praticidade no dia a dia e não quer passar sufoco quando o aparelho parar de funcionar. Com os cuidados certos, é possível evitar a maioria dos defeitos e garantir uma vida útil mais longa para o micro-ondas.

No entanto, quando o problema exige conhecimento técnico, não hesite em procurar uma assistência de confiança, como a Assistência Técnica Sion. Com atenção e manutenção, o micro-ondas pode continuar sendo seu melhor aliado na cozinha.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.